h1

O Consumo Consciente já existia…

julho 8, 2009

agenda21
O termo Consumo Consciente foi amplamente discutido e difundido a partir da Agenda 21. A Agenda 21 é um dos principais resultados do Eco-92, que ocorreu no Rio de Janeiro. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.
O quarto capítulo da Agenda 21 trata das “Mudanças dos Padrões de Consumo”, na qual a discussão se aprofunda através de dois eixos: Exame dos padrões insustentáveis de produção e consumo e Desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais para estimular mudanças nos padrões insustentáveis de consumo.
A Agenda 21 é uma proposta consistente para se alcançar o desenvolvimento
sustentável, reconhecida mundialmente. E por isso é uma temática tão importante para o nosso documentário.
Veja o seguinte trecho:
“4.3 – A pobreza e a degradação do meio ambiente estão estreitamente relacionadas. Enquanto a pobreza tem como resultado determinados tipos de pressão ambiental, as principais causas da deterioração ininterrupta do meio ambiente mundial são os padrões insustentáveis de consumo e produção, especialmente nos países industrializados. Motivo de séria preocupação, tais padrões de consumo e produção provocam o agravamento da pobreza e dos desequilíbrios.”
Por ser um assunto muito abrangente, a questão da mudança dos padrões de consumo é tratada em muitos tópicos da Agenda 21, em especial nos que tratam de energia, transportes e resíduos, bem como nos capítulos dedicados aos instrumentos econômicos e à transferência de tecnologia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: