h1

Difusão Ambiental pela Arte

julho 21, 2009

Texto publicado por Miriane Teles, no blog da Rede Acreana de Educação Ambiental – http://blograea.blogspot.com/

Gravação com Claudemir

Gravação com Claudemir

Na semana passada, o geógrafo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Claudemir Mesquita foi convidado a gravar um depoimento sobre o Igarapé Fundo. Ele que trabalha para o departamento de recursos hídricos, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, falou sobre o ciclo das águas, nascente, recuperação de mata ciliar e deixou uma mensagem sobre o uso sustentável das águas.

O documentário é objeto do projeto “Consumo Consciente – Cinema e Cidadania” aprovado no edital Arte e Consumo 2008 do Procon. O tema dele é o Igarapé Fundo, que é o igarapé mais urbano de todo o estado, pois além de cortar 24 bairros , também atravessa a Zona de Atendimento Prioritário da Nova Estação (ZAP 3), englobando os bairros Manoel Julião, Nova Estação, Vila Ivonete, Monte Alto, Isaura Parente, Jardim América e Boa Esperança, uma das regiões mais populosas de Rio Branco.

As ações antrópicas sob o igarapé foram intensas durante os anos, havendo trechos que chegam a ser irreconhecíveis devido à grande quantidade de lixo e esgoto. Há muitas casas que despejam direto no igarapé os seus resíduos. E é demonstrando essa realidade que o documentário pretende também ser uma ferramenta para educação ambiental, pois os moradores próximos e não só eles, como todos acreanos podem garantir a sobrevivência do Igarapé a partir da conscientização de situação.

O documentário de Consumo Consciente no Igarapé Fundo pretende ser lançado em outubro. Foram gravados também depoimentos de moradores, do filósofo Marcos Afonso, do autor Leonardo Boff, de técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Henrique Anastácio, entre outros. O vídeo encontra-se na fase de edição e finalização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: